Residência na Fantástica Carpintaria

Em Outubro e Novembro de 2024, estive em Vitória aprendendo e co-criando na Fantástica Carpintaria.

Aprofundei meu entendimento sobre o funcionamento do projeto, relações com seu entorno, passado, presente, futuros, desafios e histórias de sucesso.

Também desenvolvi uma intuição com os equipamentos, material e técnicas de construção através de experimentações e protótipos.

Muito obrigado pela oportunidade, acolhimento, atenção e energia!

Cidade Quintal

Uma organização que desde 2016 se dedica a transformar espaços e catalisar ações positivas pela cidade. Atua no campo do design e do urbanismo participativo para fortalecer comunidades e potencializar a convivência.

www.cidadequintal.com.br

A Fantástica Carpintaria

A Fantástica Carpintaria é um laboratório de design circular e reciclagem criativa em pequena escala. Criado em 2020 para resolver dilemas de sustentabilidade e inovação de projetos da Cidade Quintal, o laboratório tornou-se espaço de recriação de materiais e metodologias, onde promove a circularidade e imagina futuros em que o consumo de recursos seja mais responsável.

www.cidadequintal.com.br/lab

 

A Casa no Centro

A Fantástica Carpintaria fica em uma casa antiga renovada no centro histórico de Vitória, um lugar que abriga uma comunidade vibrante de moradores, atores sociais e culturais, comércio, berço do samba capixaba e entre outras coisas, um território criativo.

 

Precious Plastic

Rede global de laboratórios de reciclagem do plástico baseada no compartilhamento de tecnologias abertas que impulsionam outros laboratórios pelo mundo.

www.preciousplastic.com

Contexto e Inspiração

A razão principal da minha visita a Vitória foi o falecimento do meu pai, professor de educação física concursado em vários bairros da Serra, sendo coordenador de uma delas. Com meu pai aprendi a dar valor e celebrar o desenvolvimento mental, corporal e cívico de crianças e jovens de maneira lúdica e prazerosa. Em sua homenagem, e como reflexo de quase uma década de trabalho e pesquisa em educação e tecnologia, decidi propor que a residência girasse ao redor de brincadeiras.

Apesar da minha experiência ser em educação e tecnologia, muitas vezes eu acho que a tecnologia ganha destaque excessivo e é vista como essência das soluções (tecnocentrismo). Em livros referenciais como Mindstorm e Lifelong Kindergarten, apesar do discurso sobre criatividade, expressão, agência e auto imagem serem inspiradoras, estão sempre atrelados ao uso do computador e ferramentas digitais.

Minha intenção é pensar em um construcionismo que seja não só possível sem o computador mas que seja resiliente e responsável com os seus resíduos. De certa forma mais próximo de temas abordados por Jay Silver em sua tese de doutorado, onde ele propõe que o mundo já é um kit de construção.

Mais que um objeto para ser visto como solução, propus pensar em uma brincadeira para se pensar soluções: Um catalisador na mudança da forma como se vê os mundos (natural, sintético e residual) antes vistos como escassos e descartáveis como ricos e construtivos.

Protótipos e Resultados

Trabalhei nos protótipos de 3 ideias, dos quais uma se desenvolveu e foi abraçado pelo time da fantástica carpintaria.

Blocos de construção

Minha primeira ideia era fazer bloquinhos de construção tematizados com elementos arquitetônicos do território do centro e outras periferias. A ideia principal por trás desses blocos é a abundância de material e possibilidades, permitindo a construção, reprodução e criação de jogos e brincadeiras diversas.

Grid Beam

A segunda ideia foi produzir e desenvolver aplicações ao redor do sistema "Grid Beam". Esse sistema é simples (e talvez óbvio) onde a padronização das conexões e modularidade permite uma liberdade criativa de forma similar a outros kits de construção (Knex, Lego, Meccano, etc). Porém diferente de outros brinquedos, "Grid Beam" funciona tanto na escala miniatura quanto na escala humana e de estruturas, sendo fácil de produzir com ferramentas simples e até mesmo sem eletricidade, além da possibilidade de uso de vários materiais como madeira, metal e plástico!

Jogo de tabuleiro

A terceira ideia (que mais se desenvolveu) foi a criação de um jogo de combinação de bordas parecido com Tetravex, Dominó e Carcassone.

O jogo contém elementos que se apresentaram de forma marcante e clara durante a residência: O território, economias circulares/não circulares, o ciclo do resíduo plástico e as relações entre os diversos setores que fazem parte desse ciclo.

Após 4 iterações, o protótipo final foi um conjunto de 44 cartas que contém uma mistura de três recursos: Caminhos, águas e estabelecimentos. A intenção era criar cartas que possibilitasse uma ampla variedade de brincadeiras com o mínimo de pré requisitos mas que fosse capaz de gerar dinâmicas e reflexões de alto nível de complexidade (Piso baixo, paredes largas e teto alto).

Sozinha ou em turnos, e em sua forma mais básica, as jogadoras colocam as cartas uma por uma de forma que cada recurso só toque em outro recurso do mesmo tipo. Essa regra cria um jogo generativo onde dificilmente dois territórios serão iguais.

Ao colocar uma peça que possui um espaço para um estabelecimento, cada jogadora coloca também uma peça que representa um elemento da cidade. A biblioteca inicial de elementos da cidade foi criada à partir da minha experiência na residência mas é muito importante que, se possível, as jogadoras criem suas próprias peças com elementos do seu imaginário da cidade: O que tem muito, o que falta, o que é bom, o que é ruim, o que já existe e o que cada uma sonha que exista.

O caráter aleatório da brincadeira traz à tona a realidade de muitas comunidades que vivem em um território que não foi planejado e as dificuldades e possibilidades de transformações.

A combinação de cidade generativa com estabelecimentos que atravessam a ideia de “positivos e negativos” faz surgir uma cidade onde tudo é possível e muitas vezes surpreendente. Evoca a reação espontânea das pessoas sobre a localização e relação dos elementos assim como pede por ajustes e mudanças.

Esse é o ponto principal pra mim: Uma discussão política séria sobre a cidade durante um momento lúdico onde possam participar, ao mesmo tempo, crianças e adultos de diferentes contextos.

"(...) A essência da política: A capacidade de refletir conscientemente sobre os diferentes caminhos que uma sociedade pode tomar e apresentar argumentos explícitos sobre por que ela deve seguir um em vez do outro"

O despertar de tudo: Uma nova história da humanidade de David Graeber e David Wengrow

Ao final da residência, jogamos algumas partidas do jogo que se mostrou um sucesso no meu desejo que era criar um objeto para facilitar e fomentar essa discussão: Que fosse um objeto para se pensar com.

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